"Para que serve a filosofia?" perguntam aqueles que querem acabar com ela ignorando que estão a colocar uma questão filosófica e que,para lhe responderem, terão que filosofar, bem ou mal, com rigor ou canhestramente.
Claro que nem todas as perguntas são filosóficas. São-o certamente aquelas que nos põem em causa ou põem em causa "a ordem natural das coisas". São-o também aquelas que se prendem com a procura do sentido porque nos obrigam a abandonar o conformismo e a ideia de que o sentido das coisas é simples e está nas próprias coisas como se fosse um rótulo ou um certificado de origem.
"Para que serve a filosofia?" é pois uma boa pergunta a que devemos tentar responder sem preconceitos, sem frases feitas, pensando pela nossa cabeça, esforçando-nos por encontrar uma resposta coerente que nos satisfaça e nos justifique enquanto homens de pensamento livre e ousado.
Um comentário:
ola meu caro!!!!!!!!!!!
nao faco filosofia porem achei muito interessante sua colocacao,e tambem muito inteligente, acho que essa posicao de questionar para que tal coisa serve, isso vem muito do pragmatismo onde se busca uma praticidade ou uma praticabilidade das coisas e acredito que ha fatores condinzentes com espectativas que temos da coisa em si gostaria que quando fosse uma hora em oportuno fosse possivel vc fazer uma colocacao de visao de homem e dentro do contexto que hoje estaria inserido estou mandando meu email lucianogomesfoz@hotmail.com gostaria muito de saber sua colocacoes ai a esse respeito um abraco meu caro ......
Postar um comentário